Marina Silva e Simone Tebet são confirmadas candidatas ao Senado em SP na chapa de Haddad e Márcio França

  • 25/06/2026
(Foto: Reprodução)
PT e PSB confirmam Marina Silva e Simone Tebet como candidatas ao Senado em SP Rodrigo Rodrigues/g1 As lideranças do PT e do PSB anunciaram nesta quinta-feira (25) que as ex-ministras Marina Silva (Rede) e Simone Tebet (PSB) serão as candidatas ao Senado Federal por São Paulo, na eleição de outubro. O anúncio foi feito pelo pré-candidato ao governo Fernando Haddad (PT), que vai encabeçar a chapa com o ex-governador Márcio França (PSB) de vice. Marina nasceu no Acre, mas é deputada federal por São Paulo desde 2022 e Simone Tebet nasceu em Mato Grosso do Sul. Presente no anúncio, Marina Silva destacou sua ligação com São Paulo e refutou a pecha de "forasteira", que tem sido colocada por parlamentares do PL de Tarcísio de Freitas nas duas concorrentes, pelo fato de não terem nascido no estado de São Paulo. "É uma visão misógina. Quando homem vem de outro estado se candidatar, é recebido de tapete vermelho. Quando são duas mulheres, são chamadas de forasteiras", afirmou ela, em indireta ao fato do governador Tarcísio de Freitas ser do Rio de Janeiro, torcedor do Flamengo. "São Paulo salvou a minha vida três vezes, quando eu tive cinco malárias e três hepatites. Estava desenganada dos médicos e um bispo pagou a minha passagem só de ida pra cá, onde fui tratada no Hospital das Clínicas. Lá na floresta amazônica eu via as novelas da ivanir ribeiro e do Benedito Rui Barbosa e sabia que era um lugar desenvolvido que podia me salvar. Devo muito a esse estado, que tem essa simbologia de acolher todos do Brasil e do mundo que buscam oportunidade", completou. Sobre o fato de existir a possibilidade de voltar ao Ministério do Meio Ambiente, caso o presidente Lula (PT) seja reeleito em outubro, Marina afirmou que não vai se "pautar pelo futuro" e não respondeu se aceitaria ou não voltar à pasta no próximo ano. "O presidente Lula vai fazer a composição do seu governo a partir do que vai ser seu quarto mandato, caso ele vença. Nós estamos nos propondo a ser senadoras por São Paulo. Essa questão da futura equipe do presidente é algo que compete exclusivamente a ele", declarou. Marina disse que ainda não decidiu quem será o candidato a suplente nas sua chapa, mas afirmou que tem vários nomes em debates com os partidos da coligação, formada por PT, PSB, PSOL, Rede, PC do B e PV. Simone Tebet foi convidada para o evento de anúncio da chapa em São Paulo, mas não pôde comparecer porque acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma agenda oficial em Mato Grosso. Haddad anuncia Márcio França como vice na chapa ao governo de SP

FONTE: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/eleicoes/2026/noticia/2026/06/25/marina-silva-e-simone-tebet-sao-confirmadas-candidatas-ao-senado-em-sp-na-chapa-de-haddad-e-marcio-franca.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. saudade da minha vida

gustavo lima

top2
2. uai

zé neto e cristiano

top3
3. rancorosa

henrique e juliano

top4
4. eu e voce

jorge e matheus

top5
5. solteirou

luan santana

Anunciantes